Importância da nutrição e como pode ajudar-te.

“Nutrição é um processo biológico em que os seres vivos utilizam, transformam e incorporam nas suas próprias estruturas uma série de substâncias (nutrientes) que recebem do mundo exterior através da alimentação, para a realização das suas funções vitais”

Quando ingerimos os alimentos, eles passam por uma série de reações químicas dentro do nosso organismo, sendo os produtos finais o dióxido de carbono, a água, o calor e a energia (ATP). Esta última é utilizada na maioria dos processos metabólicos do organismo, bem como na atividade física.

Todos os alimentos fornecem nutrientes (proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais) onde cada um tem as suas funções individuais no organismo, além de fornecerem energia ou calorias (plástica/reparadora, estrutural, energética, bioquímica/reguladora).

Todo o processo digestivo é dependente da produção e interação de hormonas, desde o primeiro momento (sentir o cheiro da comida, a mastigação, a deglutição, etc), influenciando a forma como os nutrientes são digeridos, absorvidos, como o apetite é controlado nos momentos posteriores às refeições e até mesmo nos processos de formação de novas células corporais (como por exemplo, a massa muscular).

A Nutrição é a base de qualquer atividade, sem alimentos não há energia e o organismo não sobrevive. Adaptar a alimentação do indivíduo à sua rotina diária, pessoal, profissional e de lazer, é a chave para o bem estar físico, mental e de saúde.

Esta adaptação deve ser feita de acordo com as necessidades energéticas de cada indivíduo, uma vez que podem variar conforme a idade, sexo, atividade física e patologias existentes.

Um nutricionista pode ajudar a adaptar a tua alimentação e rotina de acordo com os diferentes objetivos que possas ter, desde: 

  • Diferentes patologias.

  • Melhoria no desempenho desportivo.

  • Alergias ou intolerâncias alimentares.

  • Estética.

  • Promoção de bem estar.

  • Manutenção ou aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

 

Agora que sabes como a nutrição pode ajudar, porque não marcares uma consulta?

Aproveita o nosso desconto de 20% no pré-lançamento do Acompanhamento de Nutrição!

Contacta-nos pelo email a manifestar o teu interesse, para receberes todas as informações necessárias. Email: duartebfitnessco@gmail.com

Quando podemos começar?

 

 

Bibliografia: Krause  - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. L Kathleen Mahan et. Sylvia Escott-Stump

 

Artigo escrito por: Sara Almeida e Inês Ribeiro / DuarteBFitnessCo

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos